Ação social promove consultas oftalmológicas para pessoas com deficiência intelectual do Mano Down

outubro 28, 2021

Dezenas de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, atendidos pelo Instituto Mano Down, poderão realizar consulta oftalmológica gratuita nos dias 28 e 29 de outubro, na sede da instituição – Rua Japão, 180, Alto Barroca, Belo Horizonte.

A ação está sendo promovida através do Luz Para Vida, um programa social que busca levar serviços oftalmológicos para pessoas necessitadas.

Durante a ação, idealizada pela oftalmologista Taiane Barcellos, serão realizadas dezenas de consultas oftalmológicas por médicos especialistas. Para isso, todos os equipamentos foram montados na estrutura do Instituto e os horários foram previamente marcados pelas Assistentes Sociais do Mano Down, buscando priorizar as famílias em condições de vulnerabilidade social ou com alguma dificuldade momentânea.

Após a consulta, caso seja identificada a necessidade de uso de óculos pelos educandos (crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual), eles serão oferecidos gratuitamente pela empresa Supremo Carnes, que vai patrocinar a ação.

Cuidados com saúde ocular para pessoas com síndrome de Down

Segundo o presidente e fundador do Instituto Mano Down, a ação é de grande importância, pois historicamente pessoas com síndrome de Down têm maior probabilidade de apresentar problemas de visão e nem todas as famílias têm condições de fazer um tratamento adequado e cuidar da saúde ocular.

“Estudos e pesquisas mostram que muitas pessoas com síndrome de Down podem ter problemas de visão, desde estrabismo, cataratas, dificuldades para enxergar, entre outras questões. Muitas delas são facilmente resolvidas com o uso correto de óculos. E isso impacta muito no desenvolvimento e na autonomia deles. Por isso a importância de ações como essa, para dar oportunidade para as famílias que não têm condições financeiras”, explica.

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.