Bate papo sobre dança e inclusão com professora do Mano Down

setembro 14, 2016

roberta

Roberta Boson, dançarina de corpo e alma, é professora de dança de ritmos como bolero, samba, soltinho, forró, entre outros, e dá aulas em diversas academias de Belo Horizonte, entre elas, a Pé de Valsa. No Espaço Café com Dança, onde acontecem as atividades do Instituto Mano down, é nas terças feiras que Roberta diz ter um dia mais leve e feliz, já que leciona e aprende, com seus alunos do instituto. Seu interesse pela dança aconteceu desde muito cedo, e, apesar de ter cursado faculdade de direito, descobriu o tamanho da sua paixão após passar por um momento difícil na vida, ter síndrome do pânico, e optar por dançar para sentir-se verdadeiramente curada. Conversamos com ela sobre dança, inclusão e os benefícios e aprendizados para os alunos. Confira:

Numa terça feira típica no Instituto Mano Down, após terminada a primeira aula do dia, a aula de dança com os professores Welbert de Melo e Roberta Boson, batemos um papo com a Roberta para conversarmos sobre a importância da dança para os nossos alunos e saber um pouco mais sobre a experiência da professora, que começou a trabalhar como voluntária por acaso, após substituir uma falta. Entre o barulho dos tambores da já iniciada aula de Bartucada, confirmamos a ideia de que a experiência da dança é um forte instrumento de inclusão, já que segundo Roberta, os nossos alunos não só adoram as aulas, como participam com prazer, se ajudam, têm cuidado e preocupação uns com os outros e claro, desenvolvem e aprimoram ainda mais suas habilidades. É o caso do nosso aluno Luan, um dos mais empolgados, já que adora dançar, faz performances e nos divertir.

Por fim, a professora ressaltou na troca de carinho e aprendizagem advindos das aulas, já que feita coletivamente, a dança proporciona interação, senso de espaço, a melhora no humor e diminuição do estresse. Tudo isso, resulta no amor que ela sente por todos nós do Instituto Mano Down e claro, que devolvemos para ela em forma de carinho e gratidão.

Obrigado professora Roberta! Pessoas como você fazem a diferença na vida das pessoas com síndrome de down e nos ajudam a melhorar, ainda mais, a inclusão efetiva na sociedade em que vivemos.

Veja o papo papo completo, dividido em partes 1 e 2:

Conheça melhorar nossas aulas e atividades, às terças e quintas, no Espaço Café com Dança: Rua Japão, 180. Bairro Barroca- Belo Horizonte e faça sua inscrição em uma de nossas aulas pelos contatos: Iracema – 98661-1261 ou Leonardo – 99613-9566.

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.