Bate-papo sobre Inclusão: Mano Down e Dudu do Cavaco no programa TV Verdade

dezembro 05, 2016

dudu e leonardo tv verdade inclusão

Na última terça feira, 29, o Programa TV Verdade da Alterosa, afiliada do SBT no estado de Minas Gerais, recebeu Leonardo Gontijo e seu irmão, Dudu do Cavaco, para contarem sobre o Instituto Mano down e suas atividades e conversarem sobre o recém lançado CD “Dudu do Cavaco Convida”. O programa, apresentado por Ricardo Carlini, que funciona como um roda de conversa, colocando em pauta assuntos que precisam ser discutidos em sociedade, também recebeu a cantora Fernanda Garcya e Kayete, radialista da BH FM.

No início das discussões que apontavam para o esclarecimento de dúvidas sobre a inclusão de pessoas com down na sociedade, Leonardo apresentou o Mano Down, falou sobre as aulas na sede, voltadas ao desenvolvimento das artes, contou sobre a série de palestras musicadas, ministradas por ele e seu irmão Brasil afora, e o trabalho nos hospitais da cidade, para receber os recém nascidos, mostrando um mundo de possibilidades para as pessoas com down e suas famílias.

Já Dudu, contou histórias de sua vida pessoas e profissional. Afirmando que ser down é normal, dizendo a frase “ser diferente é normal”, o primeiro músico com síndrome de down a gravar um CD, tocou ao vivo “Como é grande o meu amor por você, sua música preferida do trabalho, dedicando-a para Vitória, sua namorada, que estava no estúdio e foi apresentada a todos. Dudu, ainda, dividiu a história de como conseguiu conhecer o cantor Roberto Carlos, que sonhava conhecer, e agora que já realizou, almeja, também,  tocar com o cantor.

Falando em música, a cantora Fernanda Garcya deu sua opinião sobre a técnica e qualidade de Dudu conduzindo o cavaquinho, que posteriormente dividiu com o público questões como a sua vontade de se tornar música profissional e como conseguiu realizá-la, estudando e aprendendo, de um jeito único, a tocar sem ler partituras.

O Instituto Mano Down e Dudu do Cavaco são exemplo de que os sonhos são realizados e que a superação de obstáculos é uma consequência da vontade e do incentivo das práticas inclusivas, essenciais para acabar com a invisibilidade social das pessoas com down.

Confira a participação de Leonardo e Dudu, na íntegra, durante todo o programa:

https://www.youtube.com/watch?v=jrs6aizCSPM

Deixe uma resposta
All comments (1)
  • Darcio mario
    agosto 08, 2017 at 21:35

    Muito bom o conteúdo, tenha uma ótimanote,um forte abraço!

    Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.