Instituto Mano Down lança projeto para fomentar a prática do futebol inclusivo

novembro 16, 2021

Com o lema “ganhar é todo mundo participar”, o Projeto Futebol Inclusivo, para fomentar a prática de futebol e a criação do primeiro time com pessoas com síndrome de Down de Minas Gerais, será lançado nos dias 20 e 21 de novembro, pelo Instituto Mano Down.

O evento vai contar com a participação do técnico da seleção Brasileira de Futsal Down e dirigente da CBDI – Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes, Cleiton Monteiro; do fundador da equipe Ponte Preta S21, Maurício Carvalho; de representantes do Instituto Galo, além de jogadores de futebol e outras representações esportivas e de instituições sociais.

Na programação do lançamento do projeto Futebol Inclusivo estão previstas diversas atividades, como palestra com técnico da seleção brasileira, jogo treino, – com o foco de fomentar o futsal Down e levar informações às famílias dos atletas iniciantes, comissão técnica e toda a sociedade. O evento conta com apoio e participação de representantes do Instituto Galo.

Conheça o Projeto Futebol Inclusivo

O projeto Futebol Inclusivo contempla pessoas com e sem deficiência, incluindo pessoas carentes, com idade entre 6 a 60 anos, e está sendo viabilizado por meio de projeto de lei de incentivo, com o apoio da Unilever Brasil e da SEDESE – Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.

De acordo com o presidente e fundador do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, a iniciativa é pioneira em Minas Gerais e tem o objetivo de mostrar como o esporte, especialmente o futebol, pode ser uma importante ferramenta para inclusão. “O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil e contribui muito para o desenvolvimento físico e motor, compreensão do corpo, para a interação, socialização e inclusão. Queremos que todos, pessoas com e sem deficiência, possam participar e interagir, pois é só assim que a inclusão realmente acontece.”, enfatiza.

Ainda de acordo com Leonardo Gontijo, eles querem formar o primeiro time de futsal Down para competir no campeonato Brasileiro, uma vez que tem um regulamento específico. “Iniciamos em agosto e agora faremos o lançamento oficial com uma programação bem completa. Estamos formando os times, aprendendo e convidamos todos e todas para conhecerem e participarem”, explica.

Para o coordenador técnico do projeto e CEO da Escola de Futebol Cartola BH, Thiago Fernando dos Santos, o projeto é uma oportunidade de levar futebol para todos, acreditando sempre que cada aluno que se insere no projeto tem sua singularidade e tempo de aprendizado, e que sempre será parte de um todo cercado de carinho e gratidão, assim é a família Cartola BH.

Programação do evento – Futebol Inclusivo

DATA – 20/11

LOCAL  – Centro de Futebol Cartola  BH-Av professor Mário Werneck 850, Estoril, Belo Horizonte – MG.

  • 13h – Chegada e Apresentações musicais Coral Voz Ativa – formado por educandos (pessoas com e sem deficiência) do Mano Down e show do Dudu do Cavaco.
  • 13h30 às 14 – Coletiva de Imprensa
  • 14h30 – Lançamento do projeto Futebol Inclusivo – Pontapé inicial, explicações dos objetivos e agradecimentos.
  • 15h – Treinamento e interação, no período da tarde,
  • 16h00 – Palestra Professor Cleiton Monteiro, técnico da seleção Brasileira de Futsal Down, dirigente da CBDI – Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais e membro da FIFDS – Federação Internacional para Atletas de Futebol com Síndrome de Down.
Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.