Mano Down 10 anos - Instituto comemora aniversário com campanha solidária para expansão do atendimento de pessoas com deficiência intelectual

setembro 17, 2021

Instituto comemora 10 anos com campanha solidária para expansão da sua capacidade de

atendimento para pessoas com deficiência intelectual

 

No mês em que comemora 10 anos de atuação o Instituto Mano Down, lança campanha solidária para arrecadação de doações visando à expansão da sua capacidade de acolhimento e atendimento de pessoas com deficiência intelectual e seus familiares, e o retorno das suas atividades presenciais.

A instituição, que atualmente atende mais de 400 famílias, foi fundada por Leonardo Gontijo, com o objetivo de dar autonomia para o seu irmão Dudu do Cavaco, músico com síndrome de Down. O primeiro marco foi o lançamento do livro “Mano Down – relatos de um irmão apaixonado”. Em seguida a dupla viajou por todo o Brasil realizando palestras e participações em programas de TV para falar sobre inclusão e autonomia.

A formalização do Instituto veio em 2015 e em 2017 o Mano Down ganhou mais força com gestão pautada na governança e com a criação da exclusiva metodologia de desenvolvimento potencializado, que tem como premissa o desenvolvimento integrado das pessoas com deficiência, em todas as suas fases de vida, respeitando a singularidade, histórico e o ritmo de cada um.

No Instituto as famílias encontram um espaço de inclusão, aprendizado e socialização. E recebem acolhimento, orientações, assistência social, atendimentos de saúde, inclusão escolar, oficinas culturais e esportivas, inclusão no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo.

Retorno presencial e necessidade de expansão da capacidade de atendimento

Com a pandemia, o instituto passou a oferecer os seus serviços de forma on-line e continuou a acolher novas famílias. Assim, com a retomada das atividades de forma presencial, o Instituto precisa ampliar a sua infraestrutura para continuar atendendo as pessoas com qualidade e para continuar recebendo novas famílias que precisam de assistência.

A proposta do Instituto é a expansão da sua infraestrutura e criação de um ecossistema de inclusão para atender mais de 1 mil pessoas com deficiência intelectual.

O projeto, que foi denominado Avante Mano Down e já está em andamento, prevê a mudança da atual sede do instituto – localizada no bairro Alto Barroca, para o bairro Floresta, que vai possibilitar aumentar o número de atendidos e implementar tecnologia de ponta para expandir as frentes de atuação para desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, com destaque para implementação de hidroterapia e o parque multissensorial 6D para terapias.

O ecossistema ainda prevê a criação de um núcleo pedagógico, o Café Inclusivo – com atendimento realizado por pessoas com deficiência; um hub de empreendedorismo social e a calçada com o conceito mais acessível do Brasil.

Campanha solidária Mano Down 10 anos

O projeto Avante Mano Down foi estimado em mais de R$ 3 milhões e para se tornar realidade conta com o apoio de doações, apoiadores, patrocínios e permutas.

Qualquer pessoa pode contribuir através de doações de qualquer valor. Empresas podem participar do projeto através de cotas de patrocínios e permutas.

Veja como apoiar a campanha Mano Down 10 anos

 

Durante todo o mês de setembro o Instituto realizará a campanha de doação, em comemoração ao seu aniversário de 10 anos. Todo o valor arrecadado será revertido para apoiar o retorno presencial das atividades e para o projeto de expansão Avante Mano Down.

As doações poderão ser feitas através desse link – Clique aqui

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias