REVISTA UNIVERSO PCD FALA SOBRE O PROJETO DO MANO DOWN

abril 11, 2018

A última edição da Revista Universo PCD, grande referência na área de inclusão, trouxe uma matéria especial sobre o trabalho que  o Instituto Mano Down vem realizando.

Abaixo segue um trecho da publicação, confira:

Respeite a diferença, fazendo a diferença”. O lema pode até ser simples, mas seu significado é carregado de simbolismo e tem o poder de transformar realidades. E é com a proposta de transformação humana e o desenvolvimento das potencialidades da pessoa com Síndrome de Down que o Instituto Mano Down, localizado em Belo Horizonte/MG, atua no apoio de crianças, jovens e adultos com Down e seus familiares. Segundo dados do Ministério da Saúde, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil vivem cerca de 270 mil pessoas com a síndrome.

A história do instituto se confunde com os mesmos ideais que proporcionaram o seu surgimento. O Mano Down nasceu do amor de dois irmãos, Eduardo e Leonardo Gontijo. Eduardo, mais conhecido como ‘Dudu do Cavaco’, de 27 anos, é o caçula e tem Síndrome de Down. Já Leonardo, o mais velho, tem 39 anos, é casado e pai de duas filhas. Após escrever três livros para o irmão, Leonardo criou o instituto em 2010. Em 2014 foi oficializado o estatuto como Instituto Mano Down, que completou três anos em 17 de novembro de 2017.

“No meio dessa caminhada, muitas pessoas se juntaram ao Instituto Mano Down e hoje todos fazem o trabalho acontecer. Gente que compartilhou sonhos, apostou na capacidade das pessoas com Síndrome de Down e que, de alguma forma, acreditou que poderia agir e oferecer às pessoas com Down oportunidades de serem protagonistas de suas próprias histórias”, relata Leonardo Gontijo, presidente e idealizador do projeto. Ele diz que a missão do Instituto é valorizar as potencialidades das pessoas com a síndrome e estimular suas habilidades, aptidões e competências.

Por acreditar no grande potencial dessas pessoas e saber que seu desenvolvimento depende de estímulos e oportunidades, o instituto projeta dentro de seu planejamento de longo prazo alcançar as seguintes metas: difundir, reiterar e perseverar na causa da inclusão da pessoa com Síndrome de Down, visando uma mudança de paradigma social; reunir e disseminar, por todos os meios, informações referentes às pessoas com a síndrome buscando maior valorização pessoal; organizar eventos sociais, culturais e educativos; buscar meios de capacitação profissional que permitam a inclusão das pessoas com Down no mercado de trabalho; desenvolver metodologias de desenvolvimento integrado para as pessoas com Down.

Atualmente o Mano Down atende em torno de 65 pessoas entre jovens e adultos, além de cerca de 20 crianças, contando com os eventos externos realizados pela entidade. A partir de fevereiro deste ano, o instituto dará início ao atendimento clínico integrado com terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e musicoterapia.

Confira a matéria completa – PDF – Instituto Mano Down

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.