Quando terceiro setor e poder público caminham juntos, a inclusão é real

setembro 23, 2025

A transformação de uma sociedade mais justa, humana e inclusiva perpassa também por iniciativas que devem ser acolhidas e executadas por representantes do poder público. É fundamental que o relacionamento entre as instituições do terceiro setor e parlamentares, como deputados, vereadores e demais agentes políticos seja constante e voltado para resultados concretos.

Na causa da inclusão, quando o representante da ordem pública se aproxima das organizações sociais, amplia-se o alcance para que os projetos possam impactar significativamente a vida de milhares de pessoas. Sem o apoio público e a representação governamental, esse alcance diminui drasticamente. Por isso, a importância do envolvimento genuíno é fundamental para potencializar as ações que as organizações exercem.

   Instituto Mano Down presente em audiência pública | Foto: Institucional

 

A relevância da participação efetiva –  A aproximação dessas figuras institucionais dentro das organizações deve ser com apoio contínuo, escuta ativa e presença frequente. O vínculo entre as partes potencializa ações que dificilmente chegariam sozinhas a tantas pessoas. O terceiro setor necessita do comprometimento dos órgãos governamentais para atingir e causar impacto real e contínuo na sociedade. 

Representantes públicos que colaboram com a inclusão – No Instituto Mano Down, organização social sem fins lucrativos dedicada a promover a inclusão e a autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, o apoio de representantes da ordem pública é fundamental para garantir a constância das atividades, ações e atendimentos realizados.

Instituto Mano Down presente em evento no TJMG | Foto: Institucional

 

Ao longo desses últimos anos, por meio da captação de emendas parlamentares, visitas ao Ecossistema da Inclusão e reuniões na Câmara Municipal, inúmeros deputados estaduais e vereadores de Belo Horizonte, vêm contribuindo com o Instituto Mano Down e colaborando com a causa da inclusão na capital mineira e na região metropolitana.

Abaixo, listamos os parlamentares que auxiliaram o Mano Down com recursos que ajudam a manter nosso Ecossistema cada vez mais ativo e transformador para milhares de famílias.

Captação de emendas Parlamentares –

Grego da Fundação – Deputado Estadual 

Cláudio Novo Mundo – Vereador 

Fernanda Altoé – Vereadora

Gabriel Azevedo – Vereador

Henrique Braga – Vereador 

Dr. Célio Fróis – Vereador

Helinho da Farmácia – Vereador

Loíde Gonçalves – Vereadora

Visitas ao Ecossistema de Inclusão e Inovação Social –

Bráulio Lara – Vereador

Cleiton Xavier – Vereador

Diego Sanches – Vereador

Dra. Michelly Siqueira – Vereadora

Helinho da Farmácia – Vereador

Helton Júnior – Vereador

Leonardo Angelo – Vereador

Neném da Farmácia – Vereador

Pablo Almeida – Vereador

Sargento Jalyson – Vereador

Tileléo – Vereador

Uner Augusto – Vereador

Ville – Vereador

Reuniões na Câmara Municipal –

Arruda – Vereador

Cida Falabella – Vereadora

Cláudio Novo Mundo – Vereador

Fernanda Altoé – Vereadora

Iza Lourenço – Vereadora

José Ferreira – Vereador

Maninho Felix – Vereador

Pedro Patrus – Vereador

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *