Quem Somos

Instituto Mano Down
  • Instituto Mano Down

    Trocar a palavra “exclusão” por “OPORTUNIDADE”, é uma das premissas do Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos, que promove a autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências.

    O Mano Down surgiu a partir do amor de Leonardo Gontijo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco; músico com síndrome de Down.

    A história começa em 2011, quando Léo publica o livro “Mano Down – Relatos de um irmão apaixonado” e, partir daí inicia uma trajetória para dar visibilidade e criar oportunidades para que as pessoas com síndrome de Down possam ser incluídas na sociedade e reconhecidas por suas capacidades.

  • O projeto, que inicialmente era voltado para socialização das pessoas com Down, foi agregando famílias e crescendo. Em pouco tempo, Léo e Dudu estavam rodando por todo o Brasil levando a sua história através de palestras musicadas.

    Da formalização legal do Instituto, em 2015, à reestruturação estratégica, em 2017, o Instituto vem evoluindo e se transformando, para atuar em todas as fases de vida das pessoas com deficiência intelectual e promover o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão.

    Hoje são centenas de famílias atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

    Ao estimular o desenvolvimento, dar visibilidade e oportunidades, o Instituto Mano Down há 10 anos mostra para a sociedade as potencialidades das pessoas com deficiência, transformando vidas e gerando impacto positivo na sociedade.

     

     

  • Realizar a inclusão das pessoas com deficiência intelectual na sociedade, através do desenvolvimento potencializado, promoção da autonomia, geração de oportunidades, e inclusão efetiva entre pessoas com e sem deficiência.

    • Ser referência no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual no Brasil, se tornar uma marca reconhecida em diversidade e inclusão e ser autossustentável até 2025.

    • Construir uma sociedade mais justa, humana e inclusiva com oportunidades para todos.

    • Unir as pessoas por um mundo mais inclusivo e com oportunidade para todos.

    • Construir um ecossistema para acelerar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade tornando-as contributivas e empoderadas.

    Respeitar as diferenças, fazendo a diferença – Foco no desenvolvimento de pessoas e respeito às diversidades.

    Ética e Transparência – Ser, ter e parecer Governança corporativa, relacionamento com o poder público e privado, alianças estratégicas, relacionamento entre colegas de trabalho, engajamento com stakeholders, relacionamento com famílias.

    Criatividade com Resultados – Autonomia para fazer a diferença, gerando resultados Inclusão através do desenvolvimento, crescimento – captação de recursos, engajamento com a causa, integração, vivências e saúde.

    Humildade de Aprendizado – Aprender com o outro Nada sobre nós, sem nós; metodologia de desenvolvimento potencializado; ambiente diverso; complexidade da proposta; complementaridade.

    Empatia para integração – Visão sistêmica – Integração das áreas de saúde, vivências e mobilização para autonomia, contato pessoal e organizado com os familiares e profissionais das pessoas com deficiência, relacionamento/networking com empresas e poder público.

  • Nosso Círculo de Ouro

    O que? Como? Por que?
  • some text