Passeio Acessível

  • Conheça o projeto

    O Instituto Mano Down trabalha para a construção de uma sociedade mais humana e inclusiva e entende que cada pequeno passo é muito importante nesse processo.

    O projeto Avante Mano Down – ecossistema da inclusão e inovação social, quer contribuir para tornar Belo Horizonte uma capital mais inclusiva, com modelos que possam ser replicados para outras cidades do país.

    Por isso, dentro do projeto do ecossistema da inclusão, o Instituto Mano Down, com o apoio da arquiteta Juliana Cordeiro, da Insight Arquitetura, está desenvolvendo a proposta de “passeio mais acessível do Brasil”.

    A ideia do passeio conceito é incluir todos os recursos de acessibilidade ideais para que as pessoas, com e sem deficiência, possam transitar com segurança e autonomia, entendendo as diversas necessidades e singularidades.

  • QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROJETO

    De acordo com a legislação, o Instituto deveria apenas fazer a adequação do passeio em frente à sua nova sede, mas a proposta vai muito além. Afinal, a inclusão perpassa todos os aspectos, por isso a importância de pensarmos nos espaços públicos que sejam acessíveis, ou seja, que garantam o acesso seguro e autônomo para todos.

    Assim, o Mano Down quando pensou na criação desse projeto, entendeu que era necessário criar conceitos que sirvam de modelo e possam ser replicados para outros locais, outras capitais. E é isso o que o Instituto quer com o passeio mais acessível.

    O passeio mais acessível é um projeto para a cidade. A relação da causa da inclusão é com a cidade, com a sociedade, com o mundo. Por isso, o projeto pensa na acessibilidade e na inclusão de uma forma ampla, para todo o ecossistema, garantindo um direito fundamental dos cidadãos.

    A proposta já foi apresentada para a Comissão Permanente de Acessibilidade de Belo Horizonte, BHTrans, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e para diversos representantes do poder público.

    O objetivo é validar tecnicamente e viabilizar a proposta do passeio com acessibilidade para todos – pessoas com deficiência física ou intelectual, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, entre outros.

  • Como será o Passeio mais acessível

    A calçada ideal é aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável a todos os cidadãos. As calçadas com acessibilidade são fundamentais para que esse deslocamento seja feito de forma segura, garantindo o direito de circulação.

  • ACESSIBILIDADE

    Assegurar a completa mobilidade dos usuários.

    LARGURA ADEQUADA

    Deve atender as dimensões mínimas na faixa livre

    FLUIDEZ

    Os pedestres devem conseguir andar a velocidade constante.

    CONTINUIDADE

    Piso liso e antiderrapante, mesmo quando molhado. Não devem existir obstáculos no espaço dos pedestres.

  • SEGURANÇA

    Não oferece aos pedestres nenhum perigo de queda ou tropeço.

    ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO

    Deve oferecer espaços de encontro entre as pessoas para a interação social.

    DESENHO DA PAISAGEM

    Propiciar climas agradáveis que contribuam para o conforto visual do usuário.

  • Conceitos importantes para o Passeio Acessível

    • Dimensionamento adequado (faixa livre, faixa de serviço e faixa de transição)
    • Acessibilidade universal (rebaixamento de calçada, piso tátil)
    • Conexões seguras (faixa de travessia e pedestres)
    • Sinalização coerente (sinalização informativa)
    • Espaço atraente (vegetação, mobiliário urbano)
    • Segurança permanente (fachadas ativas)
    • Superfície qualificada (placas de concreto pré-fabricadas)

     

    DOAÇÃO VIA PIX: avante@manodown.com.br

  • FAÇA PARTE DESSA CONSTRUÇÃO

    Para tornar o projeto Avante Mano Down – Ecossistema da Inclusão uma realidade contamos com o seu apoio e de todos que acreditam na causa da inclusão e querem fazer a diferença na vida de pessoas com deficiência intelectual.

  • FAÇA UMA DOAÇÃO DIRETA

    Participe da nossa campanha e deixe o seu nome marcado na história da inclusão. Ao contribuir com a construção de oportunidades, você entra para o nosso “Muro da inclusão”, na nova sede do Mano Down.

  • PERMUTA OU PATROCÍNIO

    Você, ou sua empresa, também poderá contribuir com o projeto através de parceria, permutas ou patrocínio. Converse com a nossa equipe e conheça as formas de participação e contrapartidas sociais.