Em comemoração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), o Instituto Mano Down promoveu uma passeata pacífica pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual. O evento reuniu educandos, familiares, equipes e apoiadores e percorreu as ruas do bairro Floresta, em Belo Horizonte.
O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 2005, com o objetivo de promover reflexões e chamar a atenção da sociedade sobre a importância de respeitar as pessoas com deficiência como cidadãos.
Do Dia da Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência para a Lei Brasileira de Inclusão – LBI
Um importante avanço nessa luta foi a publicação da Lei Brasileira de Inclusão, em 2015, que estabeleceu diretrizes para assegurar e promover os direitos e a inclusão social das pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltipla.
Dentre as diretrizes elencadas na LBI, estão:
- Promoção da qualidade de vida;
- Assistência Integral à saúde;
- Ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação;
- Combate à discriminação;
- Direito à acessibilidade;
- Inclusão Escolar
- Entre outros
Como o Instituto Mano Down contribui para trocar a exclusão por oportunidades
Aqui no Instituto Mano Down lutamos pela construção de uma sociedade mais justa, humana e inclusiva, com oportunidades para todos. Para isso, promovemos o desenvolvimento e a autonomia das pessoas com deficiência, oferecendo atividades e atendimentos que perpassam toda a sua jornada de vida.
Atualmente são cerca de 600 famílias atendidas pelo Instituto e que recebem acolhimento, assistência social, atendimento de saúde (intervenção precoce), inclusão pedagógica e escolar, oficinas culturais e esportivas, inclusão no mercado de trabalho e/ou estímulo ao empreendedorismo.

















Leave Your Reply