Programa que estimula a inclusão no mercado de trabalho e o fomento do empreendedorismo para geração de renda própria promove capacitação de jovens e adultos com deficiência intelectual e seus familiares
Parceria com a PUC Minas e o SENAC vai garantir a capacitação técnica de centenas de jovens e adultos com deficiência intelectual, e seus familiares, atendidos pelo Instituto Mano Down. O lançamento oficial da parceria e da grade de cursos será feito no dia 17 de fevereiro, na sede do Instituto.
As capacitações fazem parte do programa social do Instituto Mano Down para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho (INCLUO – Talento Apoiado) e estímulo ao empreendedorismo para geração de renda (HUB INCLUO – Empreendedorismo). Inicialmente serão oferecidos os cursos de Técnicas de produção de bolos, Bolos de aniversário, Empreendedorismo digital, Informática, Letramento, Fotografia, Corte e costura, Atendimento ao cliente e Mobilização para autonomia.
O público-alvo das primeiras turmas de capacitações são jovens e adultos com síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais, com idade acima de 18 anos, que fazem parte do programa social do Instituto – já atuando ou no banco de cadastros; além de famílias atendidas pelo Instituto Mano Down.
Oportunidades e inclusão para pessoas com deficiência intelectual
De acordo com Gabriel Leandro, psicólogo e responsável pelos programas sociais INCLUO, as parceria com a PUC Minas e SENAC têm o propósito de levar mais desenvolvimento e autonomia para as pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, através de capacitações técnicas.
A iniciativa do Instituto vem para quebrar um ciclo de invisibilidade social e exclusão. Segundo pesquisa sobre o perfil da pessoa com deficiência, realizada em 2020 pelo Mano Down e Instituto Vox Populi, em Belo Horizonte das mais de 26 mil pessoas com deficiência intelectual, menos de 100 conseguem gerar a própria renda.
Impacto na vida das pessoas com deficiência intelectual

A Tatiany Nascimento, de 31 anos, é uma das 47 profissionais com deficiência intelectual incluídas no mercado de trabalho através do programa do Instituto Mano Down. Ela trabalha de segunda à sexta-feira em uma das unidades do Inter Café e depois de comprar móveis para a casa, sonha em fazer cursos para se qualificar ainda mais.
Tatiany é uma das pessoas aptas a participar dos cursos de capacitação através da parceria com a PUC Minas e SENAC. Outros jovens e adultos com deficiência intelectual que tenham interesse em fazer parte do programa para inclusão no mercado de trabalho e fomento ao empreendedorismo, poderão solicitar mais informações através do e-mail: querotrabalhar@manodown.com.br
Notícias
-

Por que apoiar organizações confiáveis faz a diferença no impacto social?
dezembro 01, 2025 -

5 exercícios simples de estimulação motora para fazer com seu bebê
novembro 17, 2025 -

Dia de Doar 2025: você pode ser a diferença!
novembro 10, 2025 -

5 ações simples para tornar seu ambiente mais inclusivo
novembro 05, 2025 -

Projeto garante acompanhante no exame da CNH para pessoas com Down e autismo
outubro 27, 2025

















Leave Your Reply