Entre séculos de desinformação sobre a síndrome de Down foram gerados vários mitos equivocados sobre a síndrome. Ainda há muitos mitos e verdades sobre a trissomia do cromossomo 21 e por isso é muito importante se manter sempre bem informado acerca daquilo que é verdade ou mito.
Uma dúvida para muitas pessoas é se a mulher com síndrome de Down pode engravidar. A resposta é: sim.
Se não apresentarem problemas na ovulação, as mulheres com a síndrome têm a chance de engravidarem. Contudo, a gestação pode ser de alto risco caso sejam pessoas com sobrepeso, hipertensas, diabéticas ou que apresentem uma cardiopatia. Em todos os casos o pré-natal é de extrema importância. Estima-se que 35% a 50% dessas mulheres podem gerar um bebê com a mesma síndrome.
Uma história muito impactante e que até gerou o livro “Minha mãe tem síndrome de down, e daí?” é a da Izabel Rodrigues, que descobriu que tinha síndrome de Down aos 35 anos. Ela se casou aos 25 anos com José Ribeiro e somente uma década depois, sem ainda gerar, parentes do casal a levaram para uma consulta médica e aí descobriram que ela tinha a síndrome. Apesar da notícia dos médicos de que não poderia ter filhos, alguns meses depois Izabel engravidou e foi uma felicidade para toda família.
Cristina Maria, filha do casal escreveu o livro “Minha mãe tem síndrome de down, e daí?”. O livro conta toda a história de Izabel Rodrigues e vale muito a pena conferir.
Deixe o seu comentário