Programa de Intervenção Precoce

junho 06, 2024

O Programa de Intervenção Precoce é uma das portas de entrada para iniciar os cuidados no Instituto Mano Down. É o departamento onde as famílias dos bebês e crianças são recebidas, têm espaço para expor suas dúvidas, necessidades e onde recebem acolhimento.

Intervenção precoce é intervir precocemente nas habilidades das crianças que atendemos. Não é um programa de reabilitação, e sim de habilitação das potencialidades, de modo a prevenir atrasos no desenvolvimento, garantindo que a criança atendida alcance os marcos do desenvolvimento infantil e amplie sua participação nas atividades cotidianas com maior autonomia e independência.

Existe um termo chamado neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de fazer sinapses e de conseguir aprender e se reprogramar. De 0 a 6 anos de idade é como se o cérebro da criança fosse uma caixinha aberta que tudo que a gente coloca ali de informação é retido com maior facilidade então o aprendizado acontece com maior facilidade. Não quer dizer que depois dessa idade não tem aprendizado, mas a facilidade e capacidade cerebral de fazer essas conexões e reter com mais facilidade esse aprendizado é diferente. Por isso enfatizamos bastante sobre as estimulações na intervenção precoce, que no instituto fica disponível para bebês e crianças com síndrome de Down, de 0 a 3 anos de idade.

O programa de intervenção precoce no Mano Down oferece atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia e hidroterapia. As terapias acontecem de modo integrado e multidisciplinar, com programas terapêuticos singulares (atende as necessidades de cada indivíduo de modo singular). Aqui no Mano Down nós trabalhamos com a prática centrada na família. O terapeuta executa a intervenção e fornece as ferramentas para que a família tenha possibilidade de continuar esses estímulos em casa. Trabalhamos na tríade de educando, terapeuta e família, tudo que faz intercessão dessa tríade é onde nós atuamos.

Como fazer o cadastro para o Programa de Intervenção Precoce?

O cadastro acontece através do telefone (31) 98832-6857 através do nosso chat boot, o Maninho. A família vai seguir um fluxo dentro do Maninho. A Mariana Oliveira, responsável por esse programa recebe o cadastro e chama a família para uma reunião, a primeira reunião de acolhimento onde é explicado sobre a metodologia, como é o nosso formato de trabalho, o que é o programa de intervenção precoce e qual é a nossa proposta. Nessa reunião ouvimos as famílias e tiramos dúvidas, às vezes a pessoa nunca teve contato com alguém com algum tipo de deficiência, não conhece nada sobre a síndrome de Down. Então é um momento que temos para ouvi-las e tirar as dúvidas de modo geral, mais generalizadas, porque as dúvidas específicas mesmo vão acontecendo ao longo dos atendimentos. Depois a família passa por uma avaliação social para o instituto entender o contexto daquela criança. O contexto influencia totalmente no desenvolvimento das crianças, seja ele social, econômico, nível de nutrição que essa criança recebe, se tem acesso a saúde ou não, se tem uma rede de apoio ou não e se precisa de benefícios como o BPC ou não. Depois disso a criança vai para uma avaliação técnica que é feita por um terapeuta específico. Ele faz uma avaliação de todos os aspectos a nível motor, cognitivo, social e sensorial. Ali estabelecemos qual vai ser o plano de trabalho para aquela criança. Como é um programa individualizado, cada um tem uma necessidade maior em uma área específica. O plano vai mudando à medida que a criança vai sendo acompanhada, vamos inserindo novas modalidades terapêuticas, retirando outras e fazendo esse acompanhamento priorizando as necessidades do momento daquela criança.

A importância da intervenção precoce

A importância é conseguir dar maiores oportunidades para as crianças do que as pessoas que hoje estão com trinta/quarenta anos tiveram. Intervindo precocemente, a gente possibilita um mundo muito maior de autonomia e independência, de crescerem adultos que consigam gerir as próprias escolhas, responder por si, que consigam participar das suas atividades cotidianas e serem efetivamente incluídos na sociedade.

Cada um vai ter um nível cognitivo diferente, um nível motor diferente, mas o nosso objetivo é que eles consigam dentro das possibilidades deles que isso seja ampliado para que eles consigam ser mais independentes na vida adulta.

Uma das queixas dos pais, dos medos é pensar “e na minha ausência, quando eu ficar mais velho, quando eu partir, essa criança que vai crescer ela vai conseguir viver sem mim?”. Então a gente quer que essa família tenha qualidade de vida para falar “eu vou dar autonomia para o meu filho, ele vai ter possibilidade de aprender, ele vai ter oportunidades para que ele não precise tanto de mim, não tenha essa dependência total que me assombra”, essa é a importância de intervir precocemente. Dar oportunidades.

Entre em contato com a nossa equipe para obter mais informações: (31) 9 8832-6857.

Avante Mano Down!

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.