Por que a Intervenção Precoce é tão importante para crianças com T21?

abril 24, 2025

Benefícios abrangem o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, além de possibilitar maior autonomia e independência ao indivíduo

Prezar pela autonomia de pessoas com deficiência intelectual na sociedade é um dos pilares do Instituto Mano Down. O desenvolvimento potencializado e integrado do educando, em todas as fases da vida, são premissas essenciais estabelecidas pela organização. Por isso, a Intervenção Precoce é uma das frentes de atuação da instituição.

O programa, desenvolvido com base em pesquisas científicas, vivências práticas e referências técnicas, é norteado por uma abordagem terapêutica fundamentada em potencializar o desenvolvimento motor, cognitivo, autonomia e a comunicação de bebês e crianças com Síndrome de Down, de 0 a 3 anos.

 

 

Oferecendo atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, musicoterapia, psicologia e hidroterapia, a Intervenção Precoce do Instituto Mano Down atua de modo integrado e singular, atendendo às necessidades de cada indivíduo. Além disso, os profissionais fornecem ferramentas para que os pais ou responsáveis continuem exercitando os estímulos da criança em contextos fora das intervenções terapêuticas, trabalhando sempre em uma tríade: educando, terapeuta e família.

 

Relevância e benefícios da Intervenção Precoce

Entre os seis primeiros anos de vida, o cérebro humano tem a capacidade de aprender e se reprogramar com facilidade. A neuroplasticidade do órgão central permite que as sinapses aconteçam de forma intensa, o que é crucial para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. A partir disso, entra a relevância da Intervenção Precoce para o caminho evolutivo do educando.

Os benefícios do programa para crianças com T21 perpassam desde a progressão da maturação intelectual do bebê, até a consolidação e a expansão de suas habilidades de raciocínio, fala, movimentos, equilíbrio, coordenação motora, entre outras potencialidades. Desta forma, o objetivo de proporcionar uma maior autonomia nas atividades do cotidiano estabelece-se como um dos princípios da Intervenção Precoce.

 

Independência e autonomia contínua

É extremamente comum que pais e responsáveis por crianças com Síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais tenham, inicialmente, expectativas negativas em relação ao futuro e à autonomia dos filhos. É justamente nesse momento que a Intervenção Precoce entra em ação, promovendo o desenvolvimento de habilidades que, no futuro, poderão ser realizadas de forma natural.

 

O objetivo do programa também perpassa por prevenir atrasos no desenvolvimento e formar indivíduos que consigam gerir as suas próprias escolhas e ser, efetivamente, incluído na sociedade. Além de possibilitar às crianças de hoje o acesso a oportunidades mais amplas e qualificadas do que aquelas disponíveis para as gerações anteriores.

 

Faça parte!

Você é mãe, pai ou responsável por uma criança de 0 a 3 anos com Síndrome de Down e tem interesse em participar do programa de Intervenção Precoce do Instituto Mano Down? A nossa equipe pode te ajudar!

Entre em contato conosco por meio dos telefones: (31) 3371-3739 e (31) 8832-6857, ou pelo e-mail: saude@manodown.com.br

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.