Lei Federal de Incentivo à Cultura - Atividades do Espaço Cultural Mano Down

PRONAC 192462
  • O QUE É O PROJETO?

     

    A arte e a cultura são instrumentos de desenvolvimento de habilidades e potencialidades de pessoas com deficiência intelectual, além de possibilitar que sejam protagonistas de sua história.

    O projeto atividades do Espaço Cultural Mano Down engloba a realização de uma programação de cursos e oficinas que estimulam o convívio social e o desenvolvimento motor e emocional de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

  • COMO FUNCIONA O PROJETO?

     

    • As atividades serão realizadas na sede do Instituto Mano Down e as apresentações em locais diversos como resultado final de todas as atividades do projeto.

  • Atividades contempladas pelo Projeto

  • DANÇA DE SALÃO

    A prática da dança de salão traz inúmeros benefícios para a saúde como a melhora da resistência física, aumento da flexibilidade e definição do tônus muscular. Além disso, a atividade ajuda as pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a adquirirem mais consciência sobre o próprio corpo por meio do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, proporcionado campo fértil para a inclusão social.

  • ZUMBA

    As Oficinas de Zumba contribuem para o desenvolvimento físico e emocional das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais por meio do trabalho com o ritmo, a concentração, a parte cognitiva, a autoestima, a mobilidade e a socialização, além de proporcionarem benefícios para a saúde e o bem estar.

     

  • HIP HOP

    O Hip‐Hop trabalha por meio de suas múltiplas dimensões de linguagem, com habilidades de comunicação, relacionamento, emoções, ritmo e criatividade, entre outras questões, contribuindo para a socialização.

  • CULINÁRIA

    A aula de culinária trabalha, entre outras questões, com a autonomia, o trabalho em equipe, a autoestima e a criatividade das pessoas com Down e outras deficiências intelectuais, envolvendo o preparo de diversas receitas.

  • INICIAÇÃO MUSICAL

    A música é usada para a comunicação, integração, identificação e ampliação dos limites físicos e mentais. Além disso, pode ser usada como instrumento de estímulo à expansão cognitiva, psicomotora, afetiva e educacional, trazendo muitos benefícios para o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

     

  • CAPOEIRA

    As oficinas de capoeira trabalham os aspectos físicos como o desenvolvimento da agilidade, força e flexibilidade e os aspectos mentais. Além disso, é um espaço para socialização das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

     

  • FOTOGRAFIA

    A oficina de fotografia tem como objetivo estimular os alunos a ter uma nova visão de mundo por meio de uma percepção diferenciada e instigante das imagens além de incentivar a expressividade através da arte.

     

  • TEATRO

    O teatro é uma oportunidade única para trabalhar a linguagem, a expressão corporal, coletividade, desenvolvimento da autonomia e autoestima das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

     

  • PARA QUEM É O PROJETO

     

    Poderão participar do projeto pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, com faixa etária a partir dos 10 anos. Estes deverão residir em Belo Horizonte e região metropolitana.

  • MATERIAL DE CAPTAÇÃO

    Clique no botão abaixo e confira o material de captação do Projeto.