A importância da alfabetização de adolescentes com síndrome de Down

julho 09, 2025

 

Estudo realizado pela Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), reforça que educar jovens com T21 é garantir autonomia, fortalecer a autoestima e abrir portas para a inclusão

 

A alfabetização de adolescentes com síndrome de Down vem sendo pauta frequente de debates públicos referentes à educação inclusiva. Apesar dos avanços nas políticas de inclusão, muitos jovens com T21 ainda enfrentam dificuldades nas salas de aula. Por isso, o acompanhamento especializado e pesquisas referentes ao tema são fundamentais para que esse processo seja cada vez mais assertivo.

Recentemente, a Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), realizou um estudo publicado na Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, que avaliou, ao longo de dois anos, o desempenho em leitura, escrita e matemática de 39 adolescentes com síndrome de Down.

Para medir o progresso, foram utilizadas as tarefas Match-to-Sample, uma ferramenta que ajuda a avaliar o aprendizado de forma objetiva, apresentando um estímulo, que pode ser uma imagem ou uma palavra, e solicitando o adolescente que escolha entre diversas opções para aquela que corresponde ao modelo.

Os resultados da pesquisa demonstraram melhorias significativas para a educação de jovens com síndrome de Down. No início do programa, apenas 5% dos adolescentes eram considerados alfabetizados. Já no final do estudo, o número subiu para 48%. Outro destaque foi na área da matemática. O domínio dos conceitos básicos da matéria passou de 25% no começo do projeto, para 64% na conclusão.

O estudo, que foi publicado em junho de 2025 e desenvolvido pelos autores Cristiano Pedroso, Rose Sandes, Bruna de Oliveira e Elizete Pereira, reforçou que, quando recebem o suporte adequado, adolescentes com síndrome de Down podem avançar significativamente em seu desenvolvimento escolar.

Oficina de Letramento do Instituto Mano Down | Foto: Institucional

 

O impacto da alfabetização para adolescentes com T21 – 

A alfabetização de pessoas com síndrome de Down é essencial quando se trata de abrir portas para uma sociedade mais justa, humana e inclusiva. Educar essas pessoas é um passo extremamente importante para garantir a autonomia e fortalecer a autoestima desses indivíduos. Por isso, o tema é uma das premissas trabalhadas no Instituto Mano Down.

Ler, escrever e compreender conceitos da educação básica ampliam as possibilidades de independência, comunicação e participação ativa na sociedade, aspectos que são essenciais para o exercício da cidadania.

Para ler o artigo completo clique em Artigo ADID 2025

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *