Carnaval de BH é inclusão e acolhimento!

fevereiro 03, 2026

Carnaval é tempo de alegria, encontro e celebração! É quando a cidade ganha novas cores e as ruas se enchem de sorrisos, fantasias e felicidade. Mas, para que essa festa seja completa, ela precisa ser acessível, acolhedora e inclusiva. Uma das premissas do Instituto Mano Down é contribuir para que as pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais sejam inseridas em todos os âmbitos da sociedade, e se divertir e celebrar a vida é uma das principais.

Em Belo Horizonte, diversos blocos inclusivos vêm ganhando força e mostrando que o Carnaval pode ser para todo mundo. Por meio de iniciativas que valorizam a acessibilidade, o respeito às diferenças, o acolhimento e o cuidado, esses blocos criam espaços seguros e felizes para que pessoas com deficiência, suas famílias, amigos e toda a comunidade possam festejar os dias de folia.

Conheça alguns blocos inclusivos de Belo Horizonte

Preparamos, abaixo, uma lista com alguns blocos de Belo Horizonte que mostram, na prática, que inclusão também é festa, alegria e pertencimento. Confira e não deixe de comparecer ao seu bloquinho inclusivo favorito! 

🎉 TODO MUNDO CABE NO MUNDO!

Um dos blocos inclusivos mais tradicionais de Belo Horizonte, o Todo Mundo Cabe no Mundo tem como missão a participação de todos. Com bateria livre, a agremiação acolhe pessoas com deficiência e o objetivo é que todo cidadão sinta-se convidado a participar da festa como folião.

Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo desfila por BH

 

🎉 GATO ESCALDADO

O Bloco Gato Escaldado é um bloco familiar que foi criado em 2008 e leva sempre conscientização e alegria aos foliões de Belo Horizonte. Conhecido pela acessibilidade, facilita a participação de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de apoiar causas sociais como a conscientização sobre doenças graves.

Bloco Gato Escaldado faz a folia nas ruas da capital mineira | Foto: Fillipe Rhodes

 

🎉BLOCO CHEGA O REI


Bloco carnavalesco de Belo Horizonte criado para homenagear os reis e rainhas da MPB, investe também na causa da inclusão, contando com uma ala inclusiva no bloco de pessoas com deficiências físicas e intelectuais participando ativamente da bateria e do cortejo. 

Bateria do Bloco Chega o Rei agita o Carnaval de BH | Foto: Ruy Pereira

 

Carnaval também é sobre inclusão

O Carnaval é uma oportunidade única de mostrar que a convivência na diversidade é transformadora. Quando ambientes mais acessíveis, acolhedores e respeitosos são criados, todo mundo ganha.

Que o Carnaval de Belo Horizonte continue sendo uma grande celebração da inclusão. Porque festa boa é aquela que cabe todo mundo! 

Instituto Mano Down 

Inclusão, inovação e reconhecimento nacional. Pela terceira vez entre as 100 Melhores ONGs do Brasil (2021, 2023 e 2024), o Instituto Mano Down reafirma seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. A organização sem fins lucrativos, fundada em 2011 por Leonardo Gontijo, nasceu do desejo de dar “vez e voz” a quem historicamente foi silenciado — inspirada pela relação com seu irmão caçula, Eduardo, o músico Dudu do Cavaco.

A cada ano, o Instituto vem se consolidando como referência na promoção do desenvolvimento e da autonomia de pessoas com síndrome de Down e, também, em ações voltadas à inovação social. Atualmente, atende cerca de 1.400 famílias e impacta milhares de pessoas, direta e indiretamente, por meio de iniciativas que atravessam todas as fases da vida — da infância à terceira idade.

Saiba como apoiar:

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *