Casamento síndrome de Down - primeiro casal de artistas com T21 se casa em Belo Horizonte

fevereiro 24, 2022

O músico Eduardo Gontijo – mais conhecido como Dudu do Cavaco, com 31 anos, e a modelo Vitória Rosa, com 25 anos, vão se casar no dia 06 de março, em Belo Horizonte (MG). Poderia ser um casamento, como tantos outros, não fosse o fato de ambos terem nascido com a trissomia 21 (T21) e formarem o primeiro casal mineiro de artistas com a síndrome de Down a se casarem.

O noivo, Dudu do Cavaco é considerado o primeiro músico com síndrome de Down do Brasil a gravar um CD/DVD profissional. Ele toca 9 instrumentos musicais, já participou de vários programas de televisão – Caldeirão do Huck, Encontro com Fátima Bernardes; abriu show da banda Jota Quest e realizou shows junto com músicos e cantores renomados, como Lenine, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, Paulinho Pedra Azul e Orquestra de Câmara Sesiminas. Além de músico, Dudu também é palestrante e já viajou por todo o Brasil contando a sua experiência.

A história de Dudu e o amor de seu irmão, Leonardo Gontijo, foram as inspirações para a criação do Instituto Mano Down – organização sem fins lucrativos, que atende mais de 450 pessoas com e sem deficiência e em março vai inaugurar o primeiro ecossistema da inclusão e inovação social da capital mineira.

E foi no Instituto Mano Down que Dudu conheceu a sua noiva Vitória Rosa em 2015, durante uma Colônia de Férias. Vitória é modelo e influenciadora digital, já atuou em desfiles e campanhas publicitárias de várias grifes, em clipes musicais e, também, já se apresentou em um TEDx contando a sua história.

Dudu do Cavaco e Vitória se casam em BH

Dudu e Vitória fazem parte do programa de Desenvolvimento Potencializado do Instituto e participam de diversas atividades oferecidas pelo Mano Down, com o objetivo de promover autonomia e inclusão.

O primeiro pedido de noivado do casal foi feito em um jantar especial, com a participação da família, e o segundo aconteceu em rede nacional, durante o quadro The Wall, no programa Caldeirão do Huck, em janeiro de 2021. O casamento estava previsto para o mesmo ano, mas a pandemia fez os planos serem adiados.

Autonomia e inclusão no casamento síndrome de Down

De acordo com Leonardo Gontijo, presidente do Mano Down e irmão do Dudu, o casamento de duas pessoas com síndrome de Down é uma conquista de independência e mostra para a sociedade a importância de dar oportunidades para que elas possam buscar o seu espaço como cidadãos.

“Trabalhamos no instituto para que eventos como esse sejam tão comuns, que não precisem de espaço na mídia. Para que pessoas com deficiência intelectual possam ser respeitadas em suas decisões e possam sonhar com um futuro de oportunidades. Mas, hoje ainda reconhecemos a importância de dar visibilidade para esse acontecimento. Vale lembrar que há poucos anos o casamento de pessoas com T21 não era permitido por lei. Assim, lutamos diariamente para que a sociedade enxergue o quanto elas são capazes quando recebem oportunidades para que tenham mais autonomia”, explica Leonardo.

Para o noivo Dudu do Cavaco, o casamento é a realização de um sonho. “Eu estou muito feliz de poder casar com a minha noiva Vitória, que eu amo muito. Ela é o amor da minha vida e a gente vai ser muito feliz ”, exalta o músico.

A cerimônia do dia 06/03 será um evento fechado para familiares e amigos mais próximos. Atendendo a pedidos, parte da cerimônia será transmitida on-line através das redes sociais dos noivos.

 

A nova casa

 

Inicialmente o casal vai morar em cassas compartilhadas, com a família de Dudu e com a família da Vitória, para se adaptar com o novo momento. Mas, para que tenham a privacidade que precisam como casados, a família propôs um projeto de reforma do atual quarto do Dudu, para transformá-lo em um espaço independente para o casal.

 

E para viabilizar financeiramente a reforma, Dudu e Vitória priorizaram na lista de presentes de casamento o apoio financeiro para realizar a obra e comprar os móveis, antes da data do casamento.

 

Para participar, basta acessar a página: Clique aqui

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.