Conquista da autonomia: depoimentos de mãe e filha sobre a primeira experiência sozinha

outubro 21, 2016

autonomia mano down

Hoje conversamos com Lissa e sua mãe, Neide, sobre a primeira experiência totalmente autônoma da nossa aluna, que veio ao Mano Down sozinha pela primeira vez, para participar das nossas atividades.

O papo foi sobre a autonomia e segurança dos filhos, e o quanto deixá-los livres para fazerem suas atividades e escolhas é uma demonstração de amor e confiança.

Neide, emocionada e muito feliz com os resultados de Lissa, contou que o instituto foi um incentivador de todo o processo e que apesar de nunca ter duvidado das diversas possibilidades para filha, só agora conseguir enxergar sua capacidade e o quanto ainda pode evoluir. “Estou muito emocionada. Quando assisti ao vídeo publicado pelo Mano Down, fiquei sem palavras” disse Neide, relatando sobre o momento da volta para casa, que foi gravado e divulgado pelo instituto.  O depoimento da mãe, ainda, conta a diferença que essa experiência fez em sua vida e na vida da filha, que está mais segura e confiante.

“A Lissa está muito feliz, orgulhosa, dona de si mesma e com a autoestima lá em cima” conta Neide, que e a todos que acreditaram no sucesso que mãe e filha alcançaram e que partir de hoje, tem tendência a evoluir a cada dia.

Já Lissa, nos contou sobre o sentimento de vitória e de como é gratificante alcançar seus objetivos, explicando sobre o dia em que pegou três ônibus sozinha. “Senti o coração batendo. Liguei para minha mãe no caminho, quando cheguei, ela estava me esperando no ponto”. Toda orgulhosa, nossa aluna ainda agradeceu a todos os seus familiares também a elogiaram bastante após virem a repercussão do acontecido e as consequências para a sua autonomia.

Confira os vídeo dos dois emocionantes relatos:

Se você ainda não viu como foi a jornada da Lissa, publicamos aqui a história completa.

Gostou do relato das duas? O que você pensa sobre a liberdade das pessoas com down da sociedade? Conte-nos sobre suas experiências!

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.