O primeiro Dia da Síndrome de Down, também conhecido mundialmente pela sigla em inglês ‘’WDSD’’, foi realizado em 21 de março de 2006, no entanto, foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2012. O dia e o mês desta data tão marcante não foram escolhidos por acaso, e sim especificamente para corresponder a 3 cópias do cromossomo 21.
Todos os anos, nesta data, instituições do mundo inteiro convidam pessoas a usar meias estranhas p
ara apoiar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em 2013, o incentivo a usar ‘’meias diferentes’’ foi iniciado para aumentar a conscientização. A ideia foi criada porque os cromossomos têm o formato de “meias” e as pessoas com síndrome de Down têm um cromossomo extra.
Pessoas de todo o mundo usam meias coloridas, atraentes e divertidas no Dia da Síndrome de Down para serem notadas. Outras atividades temáticas de meias, como confecção de fantoches e brincadeiras, também são realizadas em escolas, grupos de recreação, creches e estações de trabalho.
21 de Março: conheça a história do Dia da Síndrome de Down
O Dia da Síndrome de Down possui esta data por ser o 21º dia do 3º mês, a escolha faz referência a singularidade da triplicação do cromossomo 21 que causa a Síndrome de Down.
Nesta época do mundo, o mundo inteiro celebra os talentos e habilidades (únicos) das pessoas com síndrome de Down. E o convite se estende por todo o mundo para apoiar a campanha #lots of socks usando meias. Para fazer as pessoas conversarem e fazerem perguntas, os criadores do Dia da Síndrome de Down recomendam usar não apenas qualquer meia, mas sim: meias coloridas, meias incompatíveis, meias compridas, meias estampadas. Talvez até três meias, uma para cada cromossomo.
Como participar ativamente do Dia da Síndrome de Down?
Ficou interessado em participar ativamente das colaborações para o Dia da Síndrome de Down?
Além de usar meias diferenciadas, você também pode:
- Apoiar instituições parceiras de pessoas com síndromes de down (como a Mano Down);
- Apoiar os portadores de síndrome de down e suas famílias/cuidadores a fim de garantir uma experiência positiva na sociedade civil;
- Criação e atualização de passaportes hospitalares para que os pacientes possam comunicar facilmente seus gostos, desgostos e informações importantes que representarão a necessidade de atendimento individualizado.
- Criar informações de fácil leitura, histórias ilustradas e outras ferramentas de comunicação para apoiar pessoas com Dificuldades de Aprendizagem;
- Trabalhar em conjunto com pacientes com Dificuldades de Aprendizagem para melhorar a vivência;
- Apoiar a implementação de projetos e programas voltados para pessoas com síndrome de down;
- Promover a saúde e o bem-estar específicos de indivíduos com Dificuldades de Aprendizagem;
- Crie oportunidades que gerem o empoderamento.
Qual a importância do Dia da Síndrome de Down?
O Dia Mundial da Síndrome de Down, em 21 de março, permite que pessoas com Síndrome de Down, e seus defensores, tenham uma voz e uma oportunidade de serem ouvidas. É um dia onde diversos setores da sociedade, sobretudo instituições, se reúnem para promover a sensibilização e conscientização pública sobre o distúrbio genético. O objetivo é educar outras pessoas sobre a importância de apoiar nossos amigos e familiares que direta e indiretamente vivenciaram a vida com síndrome de Down.
A síndrome de Down é um arranjo cromossômico natural que sempre fez parte da condição humana. Existe em todas as regiões do mundo e comumente afeta estilos de aprendizagem, características físicas e saúde geral. Para garantir um crescimento e desenvolvimento adequados, os programas de aprendizagem social apoiam e integram qualquer pessoa com síndrome de Down.
Dia da Síndrome de Down: um marco fundamental contra o preconceito
A cada ano, suas vozes ficam mais altas e influenciam as políticas governamentais, tornando-se mais empoderadas. Por meio de eventos em todo o mundo, as pessoas com síndrome de Down podem garantir sua própria defesa e serem incluídas em suas comunidades.
Entendendo a trissomia 21:
Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Isso ocorre no momento da concepção de uma criança.
As pessoas com trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
Os cromossomos são as estruturas biológicas que contêm as informações genéticas; na espécie humana essa formação está distribuída em 23 pares, totalizando 46.
Características da síndrome de down:
As características físicas associadas à trissomia 21 incluem:
- olhos amendoados;
- maior suscetibilidade a certas doenças e;
- diminuição do tônus muscular.
Em geral, as crianças com síndrome de Down são menores e podem se desenvolver mais lentamente fisicamente, mentalmente e intelectualmente do que outras crianças da mesma idade.
Bebês e crianças com síndrome de Down devem ser monitorados desde cedo e qualquer anormalidade cardiovascular, gastrointestinal, endócrina, auditiva e visual deve ser diagnosticada o mais rápido possível por meio de uma variedade de testes. Muitas vezes, o tratamento precoce pode até evitar que esses problemas afetem a saúde de um indivíduo.
As crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que possam superar as limitações que essa mudança genética lhes impõe. Por terem necessidades específicas de saúde e aprendizado, necessitam de ajuda profissional multidisciplinar e atenção parental constante. O objetivo deve ser sempre permitir que eles se socializem e participem da sociedade.
Aproveite o Dia da Síndrome de Down, em 21 de Março, para apoiar pessoas com síndrome de down. Nós, Mano Down, estamos disponíveis para ajudá-lo nesta trajetória.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog, assine nossa newsletter e até a próxima!
Deixe o seu comentário