Instituto Mano Down lança campanha LEÃO DO BEM para mostrar como apoiar causas sociais através de doação de imposto de renda

março 26, 2024

A campanha quer conscientizar as pessoas que fazem a declaração do imposto de renda sobre a importância de destinar recursos para as causas sociais.

 

O Instituto Mano Down – organização social sem fins lucrativos de Belo Horizonte, está promovendo mais uma edição da campanha “Leão do Bem”.

A iniciativa tem como objetivo mobilizar e conscientizar a população a contribuir com a promoção social e a qualidade de vida de bebês e crianças com síndrome de Down atendidos pela instituição, através da destinação do imposto de renda.

Com o início do período anual disponibilizado pela Receita Federal para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, a partir de 15/03, milhões de cidadãos no país deverão cumprir com essa obrigação e ficar em dia com o órgão fiscal.

Mas o que muitos contribuintes não sabem é que, na hora de declarar o IRPF pelo modelo completo, é possível ajudar o Instituto Mano Down por meio da destinação de até 3% do seu imposto devido ou a restituir através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A doação de recursos financeiros pode ser feita no ato da declaração no próprio sistema da Receita Federal.

campanha Leão do Bem criada pelo Instituto Mano Down permite que o contribuinte decida exatamente para quem a doação será destinada, possibilitando o controle e a garantia de que o recurso será aplicado em projetos que geram impacto positivo na vida de mais de 1 mil famílias.

Segundo Leonardo Gontijo, fundador e presidente do Instituto Mano Down, a campanha LEÃO DO BEM vem para garantir oportunidades de desenvolvimento para as famílias que estão na fila de espera dos atendimentos de saúde. “Hoje são mais de mil famílias atendidas pelo Instituto Mano Down e todos os nossos atendimentos são oferecidos de maneira gratuita para a população. Quando você contribui através do IRPF, você determina que parte do seu imposto fique com o Instituto Mano Down para o desenvolvimento de ações e serviços destinados à promover oportunidades para bebês e crianças com síndrome de Down. O Leão do BEM é um movimento para incentivar as pessoas que pagam Imposto de Renda a destinar parte dele para iniciativas que dependem de doações para continuar causando impacto e transformando vidas.” enfatiza Leonardo Gontijo.

Com a campanha, o Instituto Mano Down tem como meta retirar da lista de espera cerca de 100 famílias que aguardam por atendimentos de intervenção precoce de saúde para bebês de 0 a 3 anos (terapias necessárias para o desenvolvimento cognitivo e motor de bebês) e vivências inclusivas para crianças de 4 a 6 anos.

 

Vantagens em realizar doações através do imposto de renda

O doador pratica o ato de responsabilidade social.

O doador investe em políticas públicas destinadas à promoção e proteção da criança e do adolescente;

O doador não paga nenhum valor a mais, se tiver montante de valores devidos à União (valores a pagar), e não recebe nenhum valor a menos, caso tenha montante a ser restituído pela União (valores a receber).

Serviços

 

Passo a passo

  • CONTRIBUIÇÃO: A contribuição deve ser feita no ato da sua declaração. O próprio sistema da receita federal já te informa o quanto você pode doar. Depois, é só gerar o seu DARF e efetuar o pagamento.

 

  • COMPROVANTE: Depois basta encaminhar o comprovante de pagamento para o Instituto através do e-mail corporativo@manodown.com.br, com os seguintes dados: Nome / CPF / Data de Nascimento / Endereço

 

  • DEDUÇÃO: Se o saldo da declaração é de imposto a pagar, o valor total destinado será abatido desse valor. E se houver restituição, o valor de abatimento de impostos com as doações declaradas será somado ao montante que será devolvido mais atualização pela Selic (taxa básica de juros) em um dos cinco lotes do calendário apresentado pela Receita Federal.

 

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.