Leila Pinheiro é a convidada da 12ª edição do Mano Convida

fevereiro 24, 2025

Dudu do Cavaco convida Leila Pinheiro para show em comemoração do Dia Internacional da síndrome de Down

 

Em comemoração ao Dia Internacional da síndrome de Down (T21), o Instituto Mano Down promoverá o show Mano Convida, com Dudu do Cavaco – primeiro músico profissional com síndrome de Down (T21); e com a intérprete e pianista Leila Pinheiro, consagrada como uma das cantoras de maior talento e prestígio no cenário musical brasileiro. O show será realizado no dia 20 de março, às 20h, no Cine Theatro Brasil – Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte.

Mano Convida é um projeto pela diversidade e inclusão, que já reuniu grandes artistas e músicos, como Mônica Salmaso, Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Pedra Azul, Fernanda Takai, Flávio Venturini, as Pagodeiras, Dudu Nobre, Roberta Sá, Chrigor e Orquestra de Câmara Sesiminas.

A 12ª edição traz o melhor da música nacional, com Leila Pinheiro, que possui uma carreira consolidada ao longo de mais de quatro décadas, e que em seus trabalhos já contou com a participação de músicos da grandeza do maestro Tom Jobim, do cantor e compositor Chico Buarque, do violonista Toninho Horta, do guitarrista americano Pat Metheny e dos também pianistas e compositores Francis Hime, Ivan Lins e João Donato, entre outros.

O Mano Convida ainda contará com a banda e orquestra de câmara Comarca 5.2. e com a participação especial do Coral Voz Ativa, composto por educandos (pessoas com e sem deficiência) do Instituto Mano Down – sob regência do Maestro Daniel Viana.

O Mano Convida foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio das empresas Santa Clara, ByMoto, Minasligas, Inova BH, Hypofarma, Vaccinar, Hexagon, Tracbel, MBR, Sondotécnica, Telemont, Martinelli, Otobai, Delp, MaterDei.

Acessibilidade

O Show contará com diversos recursos de acessibilidade para que todos possam aproveitar ao máximo a experiência. Além de espaço reservado para cadeirantes e assento para pessoas obesas, o evento contará com intérprete de libras e com o recurso de audiodescrição para os cegos, pessoas com pouca visão e deficientes visuais. Para isso, a pessoa receberá um aparelho em que poderá escutar a descrição do que está acontecendo no show, incluindo detalhes como expressões faciais e corporais, descrição do ambiente, figurino, passagem de tempo e espaço.

Serviços

  • Data: 20 de março de 2025
  • Hora: 20h
  • Local: Cine Theatro Brasil – Grande Theatro Unimed-BH – Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte
  • Venda de ingressos em breve –  https://bit.ly/MANO_CONVIDA_12 // Pessoas que se inscreveram no Simpósio já têm o ingresso para o show garantido.

 

Músico Dudu do Cavaco

O músico Dudu do Cavaco toca 10 instrumentos, faz shows e palestras musicadas por todo Brasil e é referência musical quando o assunto é cavaquinho.

Dudu foi o primeiro músico com síndrome de Down a gravar um CD/DVD profissional. Já participou de inúmeros programas de televisão, como: Caldeirão do Huck (The Wall), Encontro com Fátima Bernardes, programa da Xuxa, além de ser entrevistado por diversos veículos de imprensa.

Profissionalmente, além de ministrar palestras musicadas, Dudu já fez parte da banda Trem dos Onze, Dudu e Banda e banda Comarca 5.2.

O músico já foi convidado para abrir show da banda Jota Quest, no Estádio Mineirão, e realizou shows junto com músicos e cantores renomados, como Lenine, Zélia Duncan, Mônica Salmaso e Paulinho Pedra Azul e Orquestra de Câmara Sesiminas.

A história de Dudu e o amor de seu irmão, Leonardo Gontijo, foram as inspirações para a criação do Instituto Mano Down – organização sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão de centenas de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

 

Leila Pinheiro

Estrela do primeiro time da música popular brasileira, Leila Pinheiro é uma intérprete e pianista com carreira consolidada ao longo de mais de quatro décadas. Começou a estudar piano aos dez anos de idade. Aos vinte, desiste da faculdade de Medicina e realiza seu primeiro espetáculo – Sinal de Partida – em outubro de 1980, em Belém, sua cidade natal, onde estreou como cantora.

Em maio de 1981, passa a morar no Rio de Janeiro e grava seu primeiro LP de maneira independente com produção de Raimundo Bittencourt. Excursionou com o Zimbo Trio em shows pelo exterior em 1984 e foi revelada ao grande público em 1985, quando ganhou o prêmio de cantora revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, defendendo o samba Verde, de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Neto, seu primeiro sucesso radiofônico. O Festival lhe rendeu, ainda, o ingresso em sua primeira gravadora, a Polygram, a convite de Roberto Menescal.

Músicos da grandeza do maestro Tom Jobim, do cantor e compositor Chico Buarque, do violonista Toninho Horta, do guitarrista americano Pat Metheny e dos também pianistas e compositores Francis Hime, Ivan Lins e João Donato participaram de seus trabalhos.

Seu álbum antológico “Benção, bossa nova” (1989) – disco de ouro no Brasil – celebrou as três décadas da bossa no Brasil e no Japão e uniu Leila para sempre à bossa e a um de seus maiores criadores – Roberto Menescal – com quem também gravou um DVD em 2007 (Agarradinhos). “Coisas do Brasil”, igualmente disco de ouro, produzido pelo pianista Cesar Camargo Mariano em 1993, e “Catavento e Girassol”, lançado em 1996, dedicado integralmente às parcerias de Guinga e Aldir Blanc, são três grandes referências de trabalho da intérprete, das suas escolhas e parceiros.

Com uma carreira consolidada no Japão, Leila já se apresentou em Tóquio diversas vezes com Roberto Menescal e participou de duas turnês americanas com Ivan Lins, tendo se apresentado no Carnegie Hall em Nova York, em noites de casa superlotada, homenageando, nos Estados Unidos, a obra de Ivan Lins e de Tom Jobim.

Ao longo de sua vitoriosa carreira, gravou 24 álbuns e três DVDs interpretando o cancioneiro brasileiro clássico, apresentando novos compositores e fazendo releituras de sucessos populares de todos os gêneros. Além de somar incontáveis participações em álbuns e em projetos audiovisuais de diversos artistas – novos e consagrados – Leila mantém uma agenda frequente de apresentações, no Brasil e no exterior, em formatos variados (solo, ao piano; com seu trio ou quarteto), sendo bastante convidada a participar de concertos como intérprete convidada de orquestras e big bands dos quatro cantos do País.

É uma das raras artistas brasileiras a apresentar-se sozinha, ao piano. O ecletismo e a amplitude do seu repertório, seu estilo sofisticado, seu domínio técnico e suas interpretações emocionantes, consagram-na como uma das cantoras de maior talento e prestígio no cenário musical brasileiro.

 

Garanta o seu ingresso – https://bit.ly/MANO_CONVIDA_12

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.