Criado com o propósito de trocar a exclusão por oportunidades para todos, em setembro o Instituto Mano Down comemora 13 anos do início das atividades voltadas para o desenvolvimento e autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.
Para celebrar as conquistas da instituição pela causa da inclusão, o Instituto vai realizar, em Belo Horizonte, diversos eventos culturais e esportivos para todos os públicos, pessoas com e sem deficiência, durante todo o mês.
Na programação estão show com Dudu do Cavaco – primeiro músico profissional com síndrome de Down; e Chrigor (ex Exaltasamba) apresentando o melhor do pagode dos anos 90, além de Festival Esportivo, Festival da Primavera, rodas de conversa com pais e cuidadores, curso para educadores, sessão de cinema inclusiva e lançamento de livro sobre autonomia de pessoas com síndrome de Down.
Segundo Leonardo Gontijo, diretor/presidente e fundador do Instituto Mano Down, a instituição chega aos 13 anos com importantes conquistas, mas muitos desafios para continuar avançando na jornada por um mundo mais justo, humano e inclusivo. “Em 2023, pelo segundo ano, ficamos entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, e chegamos a marca de mais de 1,1 mil famílias atendidas, oferecendo atividades e atendimentos que contemplam toda a jornada de vida das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Mas, temos muito ainda a avançar. Em pesquisa que realizamos em 2020, mapeamos que Belo Horizonte tem mais de 26 mil pessoas com deficiência intelectual e cerca de 6 mil pessoas com síndrome de Down”, afirma.
Avante +1000 – Não é sobre o que fizemos, é sobre o que ainda vamos fazer
Ainda de acordo com Leonardo, para conseguir aumentar a sua capacidade de atendimento, o Mano Down lançou o projeto Avante +1000, com o propósito de ampliar a sua infraestrutura e conseguir atender mais 1 mil pessoas, zerando as filas de famílias que esperam por atendimentos. “Este projeto contempla a reforma do ginásio da Associação Mais Acessível para ampliar as atividades esportivas, além de um prédio para parque sensorial para intervenção precoce, salas para realização de oficinas culturais, e espaços para atendimentos de famílias e responsáveis pelos educandos. A primeira parte do projeto está em execução, mas ainda precisamos captar doações para conseguir viabilizar o restante do projeto”, enfatiza.
Com o Avante +1000 a instituição pretende zerar a fila de espera e atender cerca de 2 mil famílias de Belo Horizonte e região metropolitana com atendimentos e atividades diversas, como: acolhimento de famílias, rodas de conversa, oficinas para famílias, crianças e jovens e adultos, intervenção precoce de saúde (terapias) para bebês, educação inclusiva (com reforço escolar, acompanhamento pedagógico e formação de educadores), inclusão no mercado de trabalho, capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo.
Para viabilizar o projeto Avante +1000, o Mano Down precisará captar mais de R$ 3 milhões em doações. Para ajudar nessa captação, durante o mês de aniversário, o Instituto Mano Down vai realizar uma campanha para estimular as doações de pessoas e empresas, a meta será a arrecadação de, pelo menos, R$ 40mil.
Qualquer pessoa ou empresa poderá contribuir com a campanha, com doações de qualquer valor.
- Para mais informações acesse a página de doação: CLIQUE AQUI
Confira a programação e participe das comemorações do Instituto
• 01/09 – Lançamento Campanha Comemorativa 13 anos nas redes sociais
• 19/09 – Festival Cultural da primavera – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta
• 21/09 – Festival Esportivo – parque municipal de Belo Horizonte
• 21/09 – Escolas inclusivas – conversa com educadores e responsáveis por escolas – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta
• 23 a 27/09 – Curso “Como estimular a aprendizagem em casa” – para pais e cuidadores de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta
• 26/09 – Mano Convida – Dudu do Cavaco e Chrigor (ex Exaltasamba) – melhor do pagode dos anos 90 – Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte
Mano Convida – o melhor do pagode dos anos 90
Chrigor (ex Exaltasamba) e Dudu do Cavaco – primeiro músico com síndrome de Down profissional do Brasil, convidam para o melhor do pagode dos anos 90, na comemoração de 13 anos do Instituto Mano Down. O show acontece no dia 26 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte.
Mano Convida é um projeto pela diversidade e inclusão, que já reuniu grandes artistas e músicos, como Mônica Salmaso, Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Pedra Azul, Fernanda Takai, Flávio Venturini, as Pagodeiras, Dudu Nobre e Orquestra de Câmara Sesiminas.
A décima primeira edição traz o melhor do pagode dos anos 90, com o protagonismo do músico Dudu do Cavaco e seu convidado Chrigor Lisboa, vocalista e ex integrante do Grupo Exaltasamba, entre os anos de 1993 e 2002.
Deixe o seu comentário