Recursos inovadores promovem funcionalidade e maior autonomia de crianças com deficiência intelectual no ambiente escolar
A inclusão de pessoas com deficiência intelectual nas escolas é um tema que teve avanço pertinente nos espaços educativos ao longo dos anos. A adoção de medidas acolhedoras por meio de regulamentações, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, possibilitou a implementação de inúmeras ações funcionais dentro das salas de aula.
Além de medidas como planos de ensino individualizados, softwares de apoio e materiais pedagógicos acessíveis, os ambientes escolares também vêm incorporando recursos tecnológicos e inovadores, como a Tecnologia Assistiva.

O que é a Tecnologia Assistiva?
É um conjunto de recursos, serviços e estratégias que têm como objetivo promover a funcionalidade, a autonomia e a participação de pessoas com deficiência em diversas atividades do cotidiano, inclusive no ambiente pedagógico. Essas medidas podem incluir pranchas de comunicação alternativa, softwares de leitura e escrita, mobiliário adaptado e dispositivos eletrônicos personalizados.
A Tecnologia Assistiva é fundamental para promover a autonomia, a participação ativa e o aprendizado de alunos com deficiência, uma vez que oferece ferramentas que facilitam a comunicação, a compreensão de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Ao adaptar o ambiente escolar às necessidades do estudante, ela amplia o acesso ao currículo, estimula a interação com colegas e professores, contribuindo para uma educação mais inclusiva e equitativa.
Importância da Inclusão Escolar e Projeto Odisseia
No Instituto Mano Down, prezar pelo constante desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual em todas as áreas da sociedade é uma das premissas definidas. Por isso, lutar por uma educação inclusiva, justa e equipada de ferramentas inovadoras são princípios executados pela instituição.
Pensando desta maneira, foi inserido na organização o Projeto Odisseia. Um programa desenvolvido pelo Instituto que, por meio do uso de tablets, potencializa a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens com deficiência, respeitando suas individualidades e incentivando o protagonismo de cada educando. O programa é um exemplo concreto da aplicação da Tecnologia Assistiva no cotidiano escolar.

Papel da família
No processo de inclusão pela Tecnologia Assistiva, o papel da família é essencial. Quando os familiares se envolvem e aprendem a utilizar os recursos tecnológicos, os avanços se tornam ainda mais significativos. Incentivar o uso da tecnologia também em casa, acompanhar as conquistas e manter um diálogo constante com os profissionais potencializa os resultados e os ensinamentos da pessoa com deficiência.
A Tecnologia Assistiva tem o poder de transformar realidades e amplia as possibilidades de comunicação, aprendizado e senso de pertencimento. Ao utilizá-la, reforçamos que existem múltiplas formas de ensinar e aprender e que cada indivíduo deve ser reconhecido por suas potencialidades.
Educação Inclusiva
O programa de Educação Inclusiva do Instituto Mano Down, oferece oportunidades de ensino para crianças e jovens em idade escolar (não só com deficiência intelectual) com ações de intervenções em escolas, acompanhamento pedagógico e oficinas integradas, sempre conduzidas por uma equipe multidisciplinar de Desenvolvimento Potencializado.
O Instituto acredita e defende a educação inclusiva, em que as crianças com síndrome de Down e outras deficiências, possam conviver, socializar e trocar aprendizados com as crianças consideradas típicas.

Faça parte!
Você é mãe, pai ou responsável por uma criança com deficiência intelectual e tem interesse em conhecer mais sobre o programa de Educação Inclusiva do Instituto Mano Down?
Entre em contato conosco, por meio dos telefones: (31) 3371-3739, (31) 98832-6857 ou pelo e-mail: contato@manodown.com.br

















Leave Your Reply