O Instituto Mano Down e a Prefeitura de Belo Horizonte oficializaram uma parceria histórica para ampliar os atendimentos gratuitos oferecidos a bebês com síndrome de Down na capital mineira. A PBH concedeu ao Instituto o uso de um imóvel público no bairro Floresta, que será revitalizado para abrigar novas estruturas para os nossos programas de intervenção precoce de saúde, educação inclusiva, capacitação técnica, práticas culturais e serviços socioassistenciais.
A iniciativa representa um passo decisivo para fortalecer políticas públicas de inclusão e ampliar o impacto social já realizado pela organização junto a mais de 1,4 mil famílias atendidas em Belo Horizonte.
Com essa expansão, o Instituto Mano Down prevê aumentar sua capacidade de atendimento para até 2 mil pessoas com síndrome de Down, com foco especial na intervenção precoce, que conta com diversos atendimentos na área da saúde.
O novo espaço permitirá que bebês e crianças tenham acesso a oportunidades que muitas pessoas com T21 de gerações anteriores não tiveram, criando condições reais para que cresçam com mais autonomia, participação social e chances de construir carreiras profissionais no futuro.
O que o projeto prevê?
O projeto busca contar com a criação de um parque sensorial, salas multidisciplinares para práticas esportivas e culturais, ambientes de educação inclusiva, cursos técnicos e até o primeiro museu da pessoa com deficiência intelectual de Belo Horizonte. Tudo isso localizado na região central de Belo Horizonte, na Avenida Assis Chateaubriand, 429, bairro Floresta, onde antes funcionava a Escola Municipal Paulo Mendes Campos.
Para viabilizar a revitalização completa do espaço, o Instituto Mano Down realizará uma campanha de captação de recursos junto a pessoas físicas e empresas, oferecendo benefícios sociais como naming rights, ações de ESG, palestras e participação no Selo Empresa Amiga.
Investir neste projeto é investir nas próximas gerações, garantindo que crianças com síndrome de Down tenham acesso às oportunidades necessárias para desenvolver seu potencial e transformar a sociedade. Essa parceria evidencia como iniciativas conjuntas entre governo e terceiro setor são fundamentais para promover uma sociedade mais justa, humana e inclusiva.
As doações para o projeto poderão ser feitas por meio de pix: avante@manodown.com.br ou por meio de parceria, pelo e-mail corporativo@manodown.com.br
INSTITUTO MANO DOWN
Instituto Mano Down: Inclusão, Inovação e Reconhecimento Nacional. Pela terceira vez entre as 100 Melhores ONGs do Brasil (2021, 2023 e 2024), o Instituto Mano Down reafirma seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. A organização sem fins lucrativos, fundada em 2011 por Leonardo Gontijo, nasceu do desejo de dar “vez e voz” a quem historicamente foi silenciado — inspirado pela relação com seu irmão caçula, Eduardo, o músico Dudu do Cavaco. A cada ano Instituto vem se tornando referência no desenvolvimento e autonomia de pessoas com síndrome de Down e, também, em ações focadas em inovação social. Hoje, atende cerca de 1.400 famílias e impacta milhares de pessoas direta e indiretamente com ações que atravessam todas as fases da vida — da infância à terceira idade.

















Leave Your Reply