Primeiro músico com síndrome de Down profissional, Dudu do Cavaco traz para o palco do Centro Cultural Unimed artistas que fizeram parte de sua trajetória musical
A 6ª edição do projeto cultural e inclusivo “Mano Convida” traz uma novidade: um passeio musical pela trajetória de Dudu do Cavaco, primeiro músico com síndrome de Down profissional. Idealizado pelo Instituto Mano Down, o projeto pela diversidade vai promover o encontro com artistas que fizeram a diferença na jornada musical de Dudu, e será realizado no dia 23 de setembro, no teatro da Unimed-BH – R. da Bahia, 2244 – 5º – Lourdes, Belo Horizonte.
O projeto já reuniu grandes artistas e músicos, como Mônica Salmaso, Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Pedra Azul e Orquestra de Câmara Sesiminas. Para a nova edição, já estão confirmadas a orquestra de câmara e artistas convidados, que fizeram parte da caminhada musical do Dudu do Cavaco.
Segundo o Diretor Presidente e Fundador do Mano Down, Leonardo Gontijo, o Mano Convida tem o objetivo de democratizar o acesso às apresentações musicais de qualidade, contribuindo para a inclusão e o olhar para a diversidade “O protagonismo do Dudu do Cavaco é importante para a representatividade das pessoas com deficiência intelectual e, ao mesmo tempo, tem o poder de transformar o olhar da sociedade para o grande potencial que elas podem ter a partir do momento que oferecemos oportunidades para elas. A música é uma grande potência para a inclusão”, enfatiza
Todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos será revertido para os programas sociais do Mano Down, que atende a mais de 560 famílias de pessoas com e sem deficiência e oferece atendimentos socioassistenciais e de saúde, atividades de vivências culturais e esportivas, inclusão escolar e no mercado de trabalho, estímulo ao empreendedorismo e geração de renda.
O projeto é desenvolvido através de incentivos culturais e conta com o patrocínio e apoio das empresas CI&T, APEX CAPITAL, HYPOFARMA, CNH INDUSTRIAL, Apoio NewHoland
Dudu do Cavaco
Eduardo Gontijo, mais conhecido como Dudu do Cavaco, é músico profissional. Ele toca 11 instrumentos musicais e já se apresentou com grandes músicos brasileiros.
Dudu nasceu com síndrome de Down em uma época em que pouco se sabia sobre a trissomia 21. Com poucas pesquisas e, até então, baixa expectativa de vida, muitas das pessoas nascidas com síndrome de Down eram renegadas à invisibilidade social. As palavras estímulos, desenvolvimento e potencialidades, infelizmente, não faziam parte desse universo.
No entanto, a família do Dudu quis fazer diferente e fez acontecer. Mesmo com dezenas de negativas, Dudu foi para escola. Mas, desde cedo demonstrou interesse pela música. Foi assim que aos 5 anos ele começou a tocar.
Hoje ele toca 11 instrumentos, faz shows e palestras musicadas por todo Brasil e é referência musical quando o assunto é cavaquinho.
Dudu foi o primeiro músico com síndrome de Down a gravar um CD/DVD profissional. Já participou de inúmeros programas de televisão, como: Caldeirão do Huck (The Wall), Encontro com Fátima Bernardes, programa da Xuxa, além de ser entrevistado por diversos veículos de imprensa.
Profissionalmente, além de ministrar palestras musicadas, Dudu já fez parte da banda Trem dos Onze, Dudu e Banda e banda Comarca 5.2.
O músico já foi convidado para abrir show da banda Jota Quest, no Estádio Mineirão, e realizou shows junto com músicos e cantores renomados, como Lenine, Zélia Duncan, Mônica Salmaso e Paulinho Pedra Azul e Orquestra de Câmara Sesiminas.
A história de Dudu e o amor de seu irmão, Leonardo Gontijo, foram as inspirações para a criação do Instituto Mano Down – organização sem fins lucrativos, que em setembro completa 11 anos de atuação e promove o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão de centenas de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.
Hoje são quase 600 bebês, crianças, jovens e adultos com e sem deficiência intelectual atendidos diretamente pelo Mano Down e milhares de pessoas, em todo o Brasil, que são impactadas pelo trabalho desenvolvido pela instituição.
Serviços
- DATA: 23 de setembro de 2022
- LOCAL: Centro Cultural Unimed – MTC – Rua da Bahia, 2244 – Lourdes – Belo Horizonte
- HORÁRIO: 20h30
- ATRAÇÕES: Dudu do Cavaco, orquestra de câmara e convidados
- INGRESSOS: CLIQUE AQUI
Deixe o seu comentário