O bolo é um dos ingredientes indispensáveis em festas, comemorações e encontros. Seja pela delicadeza no preparo ou do carinho com que é servido, o bolo talvez seja uma grande demonstração de amor. E como no Mano Down o amor é um ingrediente que não falta, hoje colocamos a “mão na massa” e preparamos um delicioso bolo para inaugurar a primeira etapa da nossa cozinha experimental.
Nessa atividade trabalhamos a mobilização para a autonomia, utilizando questões cotidianas, que podem parecer banais, mas que para muitas pessoas que participam do nosso projeto é uma oportunidade para desenvolver habilidades.
Durante a atividade, os participantes do projeto Mano Down assumiram o controle do processo: decidiram o sabor do bolo, qual seria a cobertura, procuraram a receita na internet, anotaram os ingredientes necessários e foram ao mercado para compra-lo.
Eles também foram responsáveis por localizar e separar os ingredientes sozinhos, fizeram o pagamento no caixa e levaram as compras para o instituto. Chegando lá quebraram os ovos, abriram os pacotes, mediram as quantidades, bateram tudo no liquidificador. Enfim, fizeram o bolo e a cobertura.
A cada dificuldade encontrada no processo, conversamos com os participantes, oferecemos apoio e mostramos que poderiam recomeçar, trabalhando a autoestima, autoconfiança e a autonomia deles.
E o resultado não poderia ser outro: um bolo lindo e delicioso, preparado e servido com muito orgulho por cada um deles, em que os ingredientes principais foram a superação e o amor!
Deixe o seu comentário