Programa de Talento Apoiado

junho 07, 2024

O Talento Apoiado é um programa do Instituto Mano Down de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho. O programa surgiu em 2018 com o objetivo de incluir os educandos que faziam oficinas no instituto dentro do mercado de trabalho. Hoje, nesses últimos 6 anos de programa já incluímos de 65 a 70 educandos no mercado de trabalho. O impacto do T.A é muito relevante visto que em Belo Horizonte menos de 100 pessoas com deficiência intelectual geram a própria renda.

O objetivo do programa é justamente proporcionar empregabilidade para pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências através do CLT ou SPOT. Spot são aquelas atividades que eles fazem por exemplo ir em um aniversário e trabalhar como garçom ou trabalhar com recepção em algum evento.

Toda instituição nasce com um objetivo único no futuro da não existência. O Mano Down nasce justamente com a falta de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e na vida cotidiana como um todo. O objetivo e a importância do Talento Apoiado muito mais que incluir fala de levar renda e mais tempo de vida para as pessoas com deficiência e suas famílias, e é isso que o programa leva, mais atividades, leva a outros locais, proporciona mais espaços para essas pessoas frequentarem. O maior objetivo além da inclusão, além da participação ativa dessas pessoas com deficiência é justamente integrar elas dentro de uma realidade na qual elas não estavam presentes. No futuro quando o IMD não existir, e esse é o intuito, no futuro quando o Talento Apoiado não existir, a intenção é que as empresas possam incluir por si só, é que as empresas que irão realizar um evento possam convidar pessoas com deficiência sem precisar de uma instituição terceira.

Como o educando pode ser inserido no Talento Apoiado? 

No primeiro contato a família e a pessoa com deficiência são acolhidas e os consultores de emprego apoiado aplicam uma série de avaliações, para saber se a pessoa é alfabetizada, se sabe andar sozinha, se tem predisposição a andar sozinha, se tem predisposição a aprender a ler. Tudo isso é mapeado com base em uma metodologia que temos no instituto que chama emprego apoiado. É uma metodologia americana e europeia que surgiu no pós-guerra que se baseia no fato de que toda pessoa com deficiência é capaz de trabalhar desde que ela seja apoiada para tal. O programa predispõe essa empregabilidade para a pessoa com deficiência e trabalha até que ela seja incluída no mercado de trabalho.

O apoio do T.A não é feito no Instituto Mano Down. O suporte para o educando é dado dentro da empresa onde ele vai ser incluído, porque lá vai ser o ambiente diário dele. Quando o educando chega no IMD ele passa por uma avaliação e fica no banco de talentos, onde vai surgindo vagas de emprego para a equipe incluir, por exemplo no TJMG. A equipe do T.A, consultores de emprego apoiado vai selecionando de acordo com o perfil e vai incluindo os educandos no mercado de trabalho. Quando inseridos no mercado de trabalho a equipe do Talento Apoiado realiza o acompanhamento desses educandos que é feito semanalmente, para saber se está tudo ok, até não precisar mais do suporte do IMD. Em seis meses é garantido que esses educandos estarão trabalhando autonomamente, mas se precisar voltar na empresa a equipe volta para dar o apoio necessário para o educando.

Entre em contato com a nossa equipe para obter mais informações e tirar suas dúvidas: (31) 9 8832-6857. 

Avante Mano Down!

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.