Instituto comemora 10 anos com campanha solidária para expansão da sua capacidade de
atendimento para pessoas com deficiência intelectual
No mês em que comemora 10 anos de atuação o Instituto Mano Down, lança campanha solidária para arrecadação de doações visando à expansão da sua capacidade de acolhimento e atendimento de pessoas com deficiência intelectual e seus familiares, e o retorno das suas atividades presenciais.
A instituição, que atualmente atende mais de 400 famílias, foi fundada por Leonardo Gontijo, com o objetivo de dar autonomia para o seu irmão Dudu do Cavaco, músico com síndrome de Down. O primeiro marco foi o lançamento do livro “Mano Down – relatos de um irmão apaixonado”. Em seguida a dupla viajou por todo o Brasil realizando palestras e participações em programas de TV para falar sobre inclusão e autonomia.
A formalização do Instituto veio em 2015 e em 2017 o Mano Down ganhou mais força com gestão pautada na governança e com a criação da exclusiva metodologia de desenvolvimento potencializado, que tem como premissa o desenvolvimento integrado das pessoas com deficiência, em todas as suas fases de vida, respeitando a singularidade, histórico e o ritmo de cada um.
No Instituto as famílias encontram um espaço de inclusão, aprendizado e socialização. E recebem acolhimento, orientações, assistência social, atendimentos de saúde, inclusão escolar, oficinas culturais e esportivas, inclusão no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo.
Retorno presencial e necessidade de expansão da capacidade de atendimento
Com a pandemia, o instituto passou a oferecer os seus serviços de forma on-line e continuou a acolher novas famílias. Assim, com a retomada das atividades de forma presencial, o Instituto precisa ampliar a sua infraestrutura para continuar atendendo as pessoas com qualidade e para continuar recebendo novas famílias que precisam de assistência.
A proposta do Instituto é a expansão da sua infraestrutura e criação de um ecossistema de inclusão para atender mais de 1 mil pessoas com deficiência intelectual.
O projeto, que foi denominado Avante Mano Down e já está em andamento, prevê a mudança da atual sede do instituto – localizada no bairro Alto Barroca, para o bairro Floresta, que vai possibilitar aumentar o número de atendidos e implementar tecnologia de ponta para expandir as frentes de atuação para desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, com destaque para implementação de hidroterapia e o parque multissensorial 6D para terapias.
O ecossistema ainda prevê a criação de um núcleo pedagógico, o Café Inclusivo – com atendimento realizado por pessoas com deficiência; um hub de empreendedorismo social e a calçada com o conceito mais acessível do Brasil.
Campanha solidária Mano Down 10 anos
O projeto Avante Mano Down foi estimado em mais de R$ 3 milhões e para se tornar realidade conta com o apoio de doações, apoiadores, patrocínios e permutas.
Qualquer pessoa pode contribuir através de doações de qualquer valor. Empresas podem participar do projeto através de cotas de patrocínios e permutas.
Veja como apoiar a campanha Mano Down 10 anos
Durante todo o mês de setembro o Instituto realizará a campanha de doação, em comemoração ao seu aniversário de 10 anos. Todo o valor arrecadado será revertido para apoiar o retorno presencial das atividades e para o projeto de expansão Avante Mano Down.
As doações poderão ser feitas através desse link – Clique aqui
Deixe o seu comentário